Projetos de Engenharia
  • engefast@engefast.com.br
  • 11 3207-3724 | 11 3207-1411

Premissas para a contratação dos projetos de engenharia

Contratação dos Projetos de Engenharia

Ao buscar-se a contratação dos projetos de engenharia, ou seja, contratação de um escritório de projetos de engenharia que elabore os projetos que darão funcionamento ao empreendimento, muito clientes não dispõe de forma clara das necessidades para que se tenha sucesso em tal tarefa. Confira abaixo algumas premissas importantes a serem consideradas neste momento:

1.Clareza das necessidades do projeto:

Antes de solicitar os orçamentos aos escritórios devesse ter de forma clara e documentada as necessidades e particularidades que deverão ser contempladas no orçamento para elaboração dos projetos. Divergências podem acontecer se o escopo não estiver claro, o prazo e as condições de remuneração, bem estabelecidos e os procedimentos para possíveis modificações de projeto, bem definidos.

2.Certificação do Escritório de Projetos:

Quesitos fundamentais ao se contratar os serviços de um projetista são a confiança e competência. Importantes sugestões para uma boa contratação, são:

  • Contar com profissionais referenciados por outros contratantes;
  • Conhecer bem a especialidade do escritório;
  • Avaliar o portfólio de projetos elaborados.

A afinidade entre os arquitetos e projetistas é fundamental para que se atinja resultado satisfatório.

3.Em que momento contratar:

Para que as disciplinas se completem a atinjam o maior desempenho, o ideal é que os projetos de engenharia sejam contratados logo que o projeto básico e/ou estudo de arquitetura seja finalizado. Os profissionais de engenharia a partir da contratação auxiliarão os arquitetos no desenvolvimento do Projeto Executivo Arquitetônico, apresentando as melhores soluções em relação aos espaços técnicos e demais previsões necessárias para que o empreendimento seja eficiente o com custos racionalizados.

4.Cuidado com a pressa:

Em geral, a pressa é uma das maiores inimigas do bom projeto. A urgência implicará abandono dos critérios corretos de contratação. Além disso, prazos curtos exigem a liberação dos projetos para os contratados com muitas indefinições, gerando retrabalho e prejudicando o cronograma previsto.

5.Realização de Contrato:

Elaborar contratos, de preferência com a orientação e revisão de um escritório de advocacia, é uma maneira segura de evitar futuros problemas. Os contratos devem trazer os pontos principais, como escopo e responsabilidades definidas; abrangência do contrato quanto ao número de revisões; valores e critérios dos extras de projeto; forma de pagamento e vínculo de pagamentos a entregas de fases de projeto; critérios de rescisão de contrato e a fixação de prazos coerentes, entre outros itens.

Clientes que leram este artigo também interessaram-se por:

Retrofit para Condomínios

Projetos de ar Condicionado – Precauções

No Comments Yet.

Leave a comment